5 dicas de como fazer um belo prato

Se você já assistiu ao Masterchef, sabe que comida boa se come com a boca e com os olhos. Um prato que não parece atraente tira a experiência de jantar. Quer fazer com que suas refeições pareçam tão boas quanto são saborosas? Aqui estão minhas principais dicas para chapear como um profissional em casa. Vamos lá?

Comece com um prato branco

Seu prato funcionará como a base da sua refeição. Empratar lindamente é mostrar os elementos individuais do seu prato, e isso não pode ser alcançado com um prato cheio e estampado. Usar um plano de fundo branco liso como uma tela em branco para sua refeição faz com que as cores se destaquem e permita que cada elemento brilhe.

Natural é melhor

O certo é manter as refeições o mais natural possível, ou seja, não cozinhe demais seus ingredientes. Mantenha simples. Cozinhe suas verduras no vapor e mergulhe-as em um banho de gelo para mantê-las brilhantes e vibrantes.

Comida colorida cria contraste no prato, além disso, sempre compre os melhores produtos que você puder pagar, quanto melhor a qualidade dos seus produtos, melhor será a sua refeição inevitavelmente.

É um jogo de números

Você já se perguntou porque as refeições em restaurantes chiques sempre parecem tão perfeitamente equilibradas? Tente contar sua comida. Empratar em números ímpares é mais atraente aos olhos e tende a criar um arranjo mais interessante. Isso funciona especialmente bem para os itens maiores no seu prato. Vá para 3 ou 5 porções, menos é muitas vezes mais.

Mantenha-o arrumado

Uma dica muito básica, mas vital no chapeamento, é manter seu prato arrumado, a limpeza é importante. Não encha demais o seu prato, o espaço negativo é tão importante quanto o espaço preenchido. Junte tudo limpando os respingos nas bordas das placas. Super simples, pouco barulho, grande impacto.

Brinque com sua comida

Isso vai contra praticamente tudo que nossas mães nos ensinaram quando crianças, mas não tenha medo de brincar com sua comida. Fica melhor em uma tigela ou em um prato? A comida deve estar no meio do prato, ou fora do centro? Tente coisas novas. Amo “sobrepor” minhas refeições. Por exemplo, pense no purê como base, coloque seus vegetais em camadas e ao redor dele e complete com sua proteína. Isto dá a altura e profundidade do prato.

Não se preocupe se não funcionar perfeitamente todas às vezes. Felizmente, podemos comer três vezes ao dia e você pode continuar brincando até que pareça adequado para um rei.