Benefícios das Cebolas para a Saúde

 

As cebolas são conhecidas por dar sabor a pratos deliciosos e saborosos e fazer os chefs mais durões derramarem uma lágrima, mas você sabia que elas também são nutritivas? É verdade! Esses bulbos saborosos contêm uma tonelada de nutrientes essenciais para o nosso bem-estar geral. Mesmo que eles não sejam super coloridos como outros vegetais que roubam muitas vezes os holofotes, eles realmente fornecem muita nutrição. Além disso, existem muitas maneiras de desfrutar de cebolas como parte de sua dieta – seja adicionando-as a uma salada, usando-as como base para uma sopa ou fritando-as com um molho gostoso. Aqui está mais sobre nutrição de cebola e, porque eles são tão bons para você.

Informações Nutricionais da Cebola

Aqui estão os dados nutricionais das cebolas. A maioria de nós nunca come uma cebola inteira de uma só vez, mas geralmente adiciona o vegetal a uma receita. As cebolas são muito baixas em calorias e têm um pouco de carboidratos e açúcares naturais – é por isso que elas ficam doces quando você a cozinha. Aqui está o que você obtém em uma cebola média.

Benefícios da cebola para a saúde

Saúde do coração

As cebolas contêm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o aparecimento da pressão alta. Um dos poderosos antioxidantes responsáveis ​​por esse benefício para a saúde é a quercetina. A quercetina é um antioxidante flavonoide que tem sido associado à diminuição do risco de doenças cardíacas.

Pesquisas em animais também descobriram que as cebolas podem agir como um anticoagulante natural e ajudar a prevenir a coagulação das plaquetas sanguíneas. Isso pode ajudar a diminuir e reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame.

Propriedades antibacterianas

Durante séculos, as cebolas foram usadas para combater bactérias perigosas, como Escherichia coli (E. coli) e Staphylococcus aureus (S. aureus). A quercetina, o antioxidante flavonoide encontrado nas cebolas, é responsável por esse benefício de combate às bactérias. De acordo com estudos recentes, o crescimento de Helicobacter pylori (H. pylori) e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) foram inibidos quando combinados com quercetina extraída de cebola amarela.

Os antigos mitos populares levaram essas propriedades antibacterianas um passo adiante e afirmaram que colocar cebolas em suas meias pode ajudar a combater infecções como o resfriado comum e a gripe. Esses mitos também encorajaram outras pessoas a colocar cebolas fatiadas em suas casas para absorver toxinas. Embora esses mitos possam não causar nenhum dano se você decidir experimentá-los, além de alguns pés fedidos, são necessárias mais pesquisas para determinar se há uma correlação válida.

Regulando o açúcar no sangue

Quer regular o açúcar no sangue? Coma uma cebola. Bem, talvez não uma cebola inteira de uma só vez, mas definitivamente tente adicioná-las à sua próxima receita. Pesquisas indicam que as cebolas podem ajudar as pessoas com diabetes a reduzir o açúcar no sangue. Isso se deve aos compostos de enxofre encontrados nas cebolas, especificamente S-metilcisteína e quercetina. Esses compostos têm sido associados à diminuição dos níveis de glicose no sangue, lipídios séricos, níveis de estresse oxidativo, além de aumentar a atividade de enzimas antioxidantes e a secreção de insulina. (Saiba mais sobre noções básicas de açúcar no sangue quando você tem diabetes.)

Como parar as lágrimas?

Você já se perguntou porque as lágrimas começam a escorrer sempre que você corta uma cebola? Isto é devido ao gás à base de enxofre. As cebolas produzem um gás à base de enxofre que reage com a água nos olhos e forma algo chamado ácido sulfúrico. Para se livrar desse irritante, tente afastar o rosto da cebola para que o gás se dissolva antes de chegar aos olhos.

Você também pode tentar resfriar as cebolas por 30 minutos e depois cortar a parte de cima; deixando a extremidade da raiz intacta. Isso geralmente impedirá que as cebolas liberem o gás à base de enxofre.

Conclusão

As cebolas são extremamente saborosas e trazem vários benefícios impressionantes para a saúde. Esses vegetais ricos em nutrientes contêm propriedades que podem ajudar a melhorar a saúde do coração, aumentar as propriedades antibacterianas e regular o açúcar no sangue.

Adicionar mais cebolas à sua dieta é uma ótima maneira de beneficiar sua saúde geral. E se você se preocupa em derramar lágrimas ao preparar suas cebolas, tente afastar o rosto da cebola para que o gás se disperse antes de atingir seus olhos ou tente resfriar as cebolas por 30 minutos antes de usar.