Como congelar abobrinha e outras aboboras

Quando você tiver mais abobrinha do que sabe o que fazer com ela, congele o extra! Basta picar e branquear primeiro. Você ficará feliz em ter um gostinho do verão no final do ano!

Uma abundância de abobrinha não é um problema incomum durante a temporada de produtos de verão. Esperamos por isso o ano todo e, de repente, há tanta coisa disponível, estamos procurando por qualquer receita que possamos encontrar para usar tudo!

Quando você tiver mais abobrinha do que sabe o que fazer com ela, congele o excesso. Aqui está o que saber.

Posso congelar abobrinha crua ou preciso escaldar?

É melhor escaldar os vegetais antes de congelá-los. Isso pode parecer um passo inconveniente, adicionando mais trabalho ao seu prato, mas a qualidade é muito melhor quando você branqueia primeiro.

O branqueamento destrói as enzimas que podem quebrar os vegetais, torná-los moles e torná-los com um sabor desagradável quando você começa a usá-los. Quando usada em receitas, sua abobrinha ficará muito mais agradável se você se esforçar para escaldar antes de congelá-la.

Pique sua abobrinha antes de congelar!

A abobrinha é melhor congelada após picada. Apare as pontas, corte as abobrinhas no sentido do comprimento, depois cada metade novamente no sentido do comprimento para você ter quatro quartos longos de abobrinha. Em seguida, corte em pedaços médios de abobrinha.

Quanto tempo vai durar?

A abobrinha pode ficar no congelador por até 3 meses. Se você seguir os passos de escaldar os legumes, pré-congelar os pedaços e armazená-los em embalagens seguras para congelamento, como um saco com zíper, mostrado abaixo, sua abobrinha deve manter o sabor e a textura o máximo possível para essa quantidade de Tempo.

A abobrinha congelada precisa descongelar antes de usar?

Para a maioria dos usos, não há necessidade de descongelar a abobrinha antes de usá-la. Semelhante a como você pode adicionar um saco de legumes salteados do freezer diretamente para a frigideira ou panela de sopa, sua abobrinha pode ser cozida da mesma maneira. 

Também funciona bem quando misturado em recheios de caçarola enquanto ainda está congelado. Basta estender o tempo de cozimento, se necessário, para levar em conta a temperatura da panela devido à abobrinha congelada.

No entanto: se você planeja assar com abobrinha misturando os pedaços em uma massa de pão ou muffin, então sim! É melhor descongelar e escorrer a abobrinha primeiro para não adicionar umidade indesejada à receita. Também é uma boa ideia descongelar antes de usar abobrinha como recheio em uma receita de cozimento rápido.

Como usar abobrinha congelada?

Escaldar a abobrinha ajuda a manter sua textura ao congelar, mas ainda será menos firme do que a abobrinha fresca picada. Apesar disso, pode ser usado em praticamente qualquer coisa que use abobrinha fresca: misture-a em sopas de legumes ou purê em uma sopa de creme, ou molho de tomate. Faz um ótimo recheio de enchilada ou burrito cheio de vegetais, ou troque-o pelo feijão-verde em uma caçarola de feijão-verde.

Como Congelar Abobrinha: Instruções

  1. Pique a abobrinha. Corte as pontas de cada abobrinha. Corte ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, corte cada pedaço ao meio longitudinalmente novamente para que você tenha quatro quartos longos de abobrinha. Posicione cada pedaço um ao lado do outro e corte as tiras para criar pedaços de abobrinha de 1,2 a 2,5 cm.
  2. Escalde a abobrinha.  Encha uma panela grande com 3/4 de água. Como regra geral, use cerca de um galão de água para cada quilo de vegetais. Leve a água para ferver em fogo alto. Enquanto ferve, encha uma tigela grande com gelo e água. Deve ser grande o suficiente para conter todas as abobrinhas picadas com gelo e água. Se as panelas e a tigela não forem grandes o suficiente, trabalhe em lotes para escaldar a abobrinha. Use uma escumadeira para adicionar cuidadosamente a abobrinha à água fervente. Ferva por 1 a 3 minutos.
  3. Retire da panela e coloque em água fria. Você não quer que a abobrinha pareça mole, mas precisa cozinhar o suficiente para destruir as enzimas. Após 1 a 3 minutos, retire a abobrinha da água fervente com uma escumadeira ou espátula de aranha e coloque os pedaços na água gelada pelo mesmo tempo que você ferveu.
  4. Pré-congele os pedaços de abobrinha. Cubra uma assadeira com papel manteiga. Espalhe a abobrinha na assadeira em uma única camada. Seque com papel toalha ou pano de prato limpo. Congele por uma hora, ou até firmar.
  5. Congele a abobrinha. Transfira os pedaços congelados para um saco zip-top seguro para freezer, enchendo os sacos para permitir um espaço de uma polegada na parte superior quando os sacos estiverem selados. Etiquete com a data e congele por até 3 meses.