Como derreter gotas de chocolate?

As lascas de chocolate são boas para derreter porque são pequenas e uniformes em tamanho. Mas se você não tomar cuidado, eles podem queimar. Veja como fazê-lo diretamente no fogão ou no micro-ondas.

Derreter o chocolate é bastante simples, mas como a maioria das técnicas de cozimento, a precisão é importante. Um movimento errado e você pode acabar com chocolate queimado, calcário e inutilizável.

O primeiro passo é entender o tipo de chocolate com o qual você está trabalhando. Como as gotas de chocolate contêm lecitina de soja, um aditivo alimentar que as ajuda a manter sua forma quando assadas, elas podem não derreter tão suavemente quanto as barras de chocolate. Mas se eles são a única coisa que você tem à mão, ou se você está indo por conveniência, eles são uma boa escolha porque eles já estão cortados no tamanho certo.

Esteja você derretendo o chocolate sozinho para regar ou molhar, ou derretendo chocolate com manteiga ou creme para fazer brownies ou ganache, é importante que o chocolate seja pequeno e uniforme em tamanho para que derreta na mesma proporção avaliar. Siga estas diretrizes e você sempre obterá resultados sedosos.

Duas maneiras de derreter pedaços de chocolate

As duas maneiras mais fáceis e comuns de derreter chocolate – chips ou não – são em banho-maria no fogão ou no micro-ondas. Ambos têm suas vantagens.

Um banho-maria, sendo um conjunto de panelas que consiste em uma panela maior e uma menor que fica acima da primeira, permite cozinhar baixo e devagar. Isso garante que o chocolate saia sedoso. Este método também permite que você fique de olho nas coisas. A desvantagem de usar banho-maria é que deixa o chocolate mais exposto à água. Se a água espirrar acidentalmente na panela, pode estragar todo o chocolate e transformá-lo em uma pasta. Outra desvantagem é mais potes para limpar.

O micro-ondas economiza um pouco de limpeza extra porque requer apenas uma tigela, mas cozinha muito mais rápido que o fogão, o que torna o chocolate mais fácil de queimar.

Acredito em banho-maria, a menos que você esteja usando gotas de chocolate para decorar, normalmente está incorporando um pouco de gordura quando derrete, e é muito mais fácil fazer isso em banho-maria.

É mais fácil queimar o chocolate no micro-ondas, onde fica muito quente, e o cozimento mais lento no fogão dá um acabamento mais brilhante, mais próximo do chocolate temperado.

Quanto ao chocolate branco, cuidado, sempre queima mais rápido e pode acabar com uma textura mais calcária.

Como derreter pedaços de chocolate em uma caldeira dupla

Para derreter as gotas de chocolate no fogão, você precisará de um banho-maria ou, se não tiver um, pode fazer seu próprio banho-maria com uma panela grande e uma tigela de metal.

  1. Aqueça a água em uma panela: aqueça 1/2 polegada a 1 polegada de água na panela e, quando a água ferver, retorne-a para ferver.
  2. Adicione as gotas de chocolate: coloque as gotas de chocolate no banho-maria ou em outra tigela de metal. Se estiver usando uma tigela separada, coloque-a em cima da panela. Certifique-se de que o fundo da tigela não toque na água.
  3. Mexa enquanto o chocolate derrete lentamente: quando o chocolate começar a derreter, mexa. Se parecer brilhante, continue mexendo até que todas as gotas de chocolate estejam quebradas e retire do fogo.

Tempos de derretimento para o fogão

Como derreter gotas de chocolate no micro-ondas?

  1. Coloque as gotas de chocolate em uma tigela resistente ao calor: coloque as gotas de chocolate em uma tigela própria para micro-ondas e aqueça no micro-ondas por 30 segundos.
  2. Retire, mexa e repita: após os primeiros 30 segundos, retire a tigela do micro-ondas e mexa o chocolate. Cuidado: a tigela estará quente! Retorne a tigela ao micro-ondas e aqueça por mais 30 segundos.
  3. Retire e mexa novamente: dependendo da quantidade de chocolate que você está usando, os chips podem ter derretido o suficiente se você continuar mexendo.

Se você estiver usando uma xícara ou mais, provavelmente precisará retornar o chocolate ao micro-ondas e continuar aquecendo e mexendo em intervalos de 30 segundos – ou menos, se julgar que o chocolate precisa de menos tempo.

 Tempos de fusão para o micro-ondas