Como limpar aquele escorredor de louça de madeira sujo?

Embora o humilde escorredor de pratos possa ser facilmente esquecido em sua cozinha movimentada – especialmente se estiver perpetuamente coberto por um monte de pratos secos – é importante limpá-lo regularmente, principalmente porque ele entra em contato indireto com os alimentos. Como qualquer outra coisa exposta à água regularmente, pode eventualmente tornar-se viscosa ou mesmo mofada. E ninguém quer colocar pratos limpos nisso.

Enquanto os escorredores de pratos de plástico e metal podem ser convenientemente colocados na máquina de lavar louça para ficarem completamente limpos, um escorredor de pratos de madeira não é seguro para lava-louças. Mas há boas notícias! Além de jogá-lo fora quando ficar realmente nojento, um escorredor de pratos de madeira é bastante simples de limpar e manter. Estamos aqui para mostrar como em nosso prático guia passo a passo.

O que você precisará

Instruções

  1. Reúna seus materiais de limpeza: pegue uma escova macia, um pano, uma toalha para secar, peróxido de hidrogênio em um borrifador e óleo mineral de qualidade alimentar.
  2. Limpe o escorredor de pratos com uma solução de água morna e sabão: Na pia, misture água morna e algumas gotas de detergente em uma tigela. Mergulhe o pano na mistura de limpeza e aperte para não pingar. Limpe o escorredor de pratos, certificando-se de não perder nenhum ponto.
  3. Use uma escova de esfregar em áreas de difícil acesso: Uma escova de esfregar macia trabalhará a solução de água com sabão em cantos e fendas que são difíceis de alcançar. Depois de fazer isso, limpe o escorredor de pratos com água limpa. Use um pano úmido (sem sabão) para lavar qualquer resíduo do escorredor de pratos. Dessa forma, você não terá sabão em seus pratos recém-lavados.
  4. Deixe seu rack secar completamente: pode parecer inútil secar seu rack quando você coloca pratos molhados nele o tempo todo, mas certificar-se de que ele seque após a limpeza garante que nenhuma peça fique molhada por muito tempo.
  5. Pulverize com uma solução de peróxido de hidrogênio para desinfetar : Quando você sentir que seu escorredor de pratos precisa de uma desinfecção extra ou remoção de mofo, acerte-o com uma borrifada de solução padrão de peróxido de hidrogênio a 3%. Este grampo doméstico confiável é conhecido por desinfetar contra uma ampla gama de micro-organismos. (Basta testar a madeira primeiro para garantir que o peróxido de hidrogênio não descolore o rack.)
  6. Esfregue com óleo mineral de qualidade alimentar : Usar óleo mineral em seu escorredor de pratos de madeira ajudará bastante a protegê-lo dos efeitos da água. Use um pano limpo para limpar o rack e aguarde pelo menos quatro horas para que o óleo seja absorvido pela madeira. Isso manterá seu escorredor de pratos de madeira bonito e funcionando bem por muito tempo.

Você tem alguma dica para manter seu escorredor de pratos de madeira? Conte-nos nos comentários abaixo.