Como Manter suas Facas

Sua faca é a ferramenta mais importante na cozinha. Para uma ferramenta tão essencial e muitas vezes cara, é muito importante certificar-se de mantê-la para durar anos de diversão na cozinha. Também não há nada pior do que tentar preparar uma refeição com uma faca cega – é perigoso e causa frustração.

A boa notícia é que com um pouco de manutenção diária sua faca estará sempre em perfeito estado de funcionamento.

Por que as facas precisam de manutenção?

Com o uso contínuo, a micro borda da lâmina da faca fica irregular, o que significa que você tem uma faca cega. Se você pudesse ver a lâmina cega microscopicamente, veria que a borda é irregular e ondulada. A maneira mais fácil de lidar com isso é usar um aço de afiar.

Mas, cuidado: um afiador de aço não é realmente um afiador, é mais um afiador. Ele realinha o fio da sua faca e se livra das bordas irregulares, trazendo sua faca de volta a ser afiada.

Um aço serve para manter a afiação, não pode trazer uma faca cega de volta à afiação – para isso você precisará usar algo mais abrasivo como uma pedra de amolar.

Usar um aço toda vez que você cozinhar, apenas alguns golpes antes de cada sessão, garantirá uma faca afiada por um bom período.

Como usar um aço de afiar?

Segure o aço firmemente em uma mão em um ângulo de 45 graus e segure a faca na outra mão (use a mão mais forte, pois essa mão fará a maior parte do trabalho).

Em um ângulo de 15 a 20 graus em relação ao aço, trabalhe a faca de cima para baixo e puxe a lâmina para baixo no aço. Para facas asiáticas, você pode reduzir o ângulo para 10 a 15 graus.

Faça o mesmo do outro lado da lâmina e repita.

Várias vezes até sentir que a lâmina está restaurada. Você também pode tentar isso com o aço apoiado em um pano de prato, em uma mesa, como mostrado aqui.

Se não for mantida, uma faca ficará sem corte e um aço de afiar não será suficiente para trazer a faca de volta à afiação. Nesses casos, você precisa ser duro com sua faca e usar uma pedra de amolar ou um afiador de puxar.

Observe este espaço em forma de espátula para obter mais dicas de afiação de facas. Até a próxima dica, compartilhe essa informação com seus amigos.