Esses nutrientes essenciais ajudam a desintoxicar nosso corpo naturalmente.

Purgando as toxinas

Os disciplinados entre nós fazem limpezas com sucos, jejuns de água e enemas de café para purgar periodicamente as toxinas acumuladas. Essas são todas ótimas práticas e eu acredito sinceramente em todas as três, especialmente quando elas são acompanhadas por um esforço diário para manter as coisas ruins fora de nossos corpos em primeiro lugar.

E se estamos em uma limpeza de desintoxicação regimentada ou não, o fato é que nossos corpos estão constantemente em modo de desintoxicação. Nosso fígado, rins, pele e até nossos pulmões estão trabalhando duro, a cada segundo de cada dia, para processar e eliminar contaminantes de nossos corpos.

Com isso em mente, gostaria de compartilhar alguns dos principais nutrientes que nossos órgãos precisam para facilitar essa desintoxicação natural. Dessa forma, você pode ter certeza de que está consumindo o suficiente deles em sua dieta e pode ajudar seu corpo a combater esse constante bombardeio de substâncias químicas que invadem nossas vidas.

Além de discutir as vitaminas e minerais que apoiam nossos esforços de desintoxicação natural, também abordaremos os alimentos que fornecem esses nutrientes específicos.

Você vai ver neste artigo

Vitaminas B

A desintoxicação acontece em duas fases. Na Fase 1, as enzimas do nosso corpo neutralizam as toxinas convertendo-as em menos nocivas. Se essas toxinas (por mais menos prejudiciais que sejam) se acumulem no fígado, elas ainda podem causar danos. Assim, o trabalho da desintoxicação da Fase 2 é neutralizar ainda mais as toxinas, convertendo-as em uma forma solúvel em água para que possam ser eliminadas do corpo.

As vitaminas B são necessárias para apoiar os caminhos na desintoxicação da Fase 1.

Alimentos ricos em vitaminas B desintoxicantes:

Apoiar os caminhos para a desintoxicação da fase 2

Embora as vitaminas B apoiem a desintoxicação da fase 1, existem certos compostos que facilitam a desintoxicação da fase 2.

Por exemplo, a curcumina é um poderoso composto encontrado na cúrcuma que estimula a desintoxicação da fase 2. Curiosamente, a curcumina também é o que confere à cúrcuma seus poderosos efeitos anti-inflamatórios, além de sua cor amarela.

O enxofre é conhecido por catalisar a desintoxicação da fase 2 e pode ser encontrado em alimentos com cheiro forte, como alho cru, cebola, alho-poró, cebolinha, cebolinha, daikon e cebolinha. Também pode ser encontrado em ovos e vegetais crucíferos, como brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, nabos, couve, nabos e couve-rábano.

Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a impulsionar nosso sistema imunológico, combater os radicais livres causadores de doenças e minimizar os danos às nossas células.

Frutas ricas em vitamina C:

Legumes ricos em vitamina C:

Vitamina E

A vitamina E é outro poderoso antioxidante que ajuda a proteger nossas células e prevenir doenças crônicas. Também ajuda a reduzir a inflamação no corpo e fortalecer nosso sistema imunológico. É encontrado em tantos alimentos comumente consumidos que aumentar sua ingestão deve ser muito fácil de fazer.

Ótimas fontes de vitamina E:

Carotenóides

Como as vitaminas C e E, os carotenóides são poderosos antioxidantes que ajudam a impulsionar nosso sistema imunológico, reduzir a inflamação e proteger contra doenças. Os carotenóides também são um fitonutriente (um produto químico natural dentro das plantas que as protege de germes, fungos e pragas) e dão às frutas e vegetais suas cores amarela, laranja e vermelha.

A maioria de nós pensa imediatamente nas cenouras como uma grande fonte de carotenóides e estaríamos certos. No entanto, outros incluem vegetais amarelos e laranja, como:

Apesar de sua cor, vários verdes folhosos escuros também são uma boa fonte de carotenóides . Esses incluem:

Magnésio

Um mineral importante para a nossa saúde geral, o magnésio desempenha um papel fundamental na liberação de toxinas do nosso corpo. O magnésio pode ser facilmente esgotado quando estamos sofrendo de uma doença ou de condições crônicas, incluindo estresse e ansiedade elevados.

Grandes fontes alimentares de magnésio:

Além da comida, aqueles que sofrem de múltiplas sensibilidades químicas (MCS) geralmente relatam sentir uma diminuição imediata dos sintomas após tomar banhos de sal Epsom ricos em magnésio. E aqueles que não sofrem desta condição crônica frequentemente relatam “sentir-se melhor” (fisicamente e emocionalmente) após um banho de sal Epsom.

Embora haja um debate científico em torno da assimilação do magnésio através da pele (alguns dizem que funciona e outros dizem que os resultados são inconclusivos), a conclusão é que, se você sentir alívio após um banho de sal de Epsom, ele funciona para você. E se você não se sente consistentemente melhor depois de um banho, então talvez não. Nenhum debate necessário.

Para experimentar, adicione 1 a 2 xícaras de sal Epsom a um banho quente (corpo inteiro ou apenas para os pés) e deixe de molho por 20 a 40 minutos. O sal Epsom é barato e pode ser encontrado na maioria das farmácias, supermercados, lojas de produtos naturais e (claro) online.

Zinco

O zinco é mais conhecido por combater resfriados, mas também é um antioxidante eficaz e estimulante do sistema imunológico. Além disso, o zinco ajuda a quebrar os carboidratos que ingerimos. Como os carboidratos são uma fonte essencial de energia para o nosso corpo, baixos níveis de zinco podem afetar nossos níveis de energia e contribuir para a fadiga crônica.

Para ajudar a prevenir resfriados e esgotamento de energia, é importante incluir o zinco em nossas dietas de forma consistente, não quando já estamos nos sentindo mal.

Grandes fontes de zinco:

Selênio

O selênio é outro mineral que desempenha um papel fundamental na desintoxicação. Embora a deficiência de selênio seja rara para a maioria, pode ser mais comum em pessoas com condições crônicas ou doenças que dificultam a absorção de nutrientes.

Grandes fontes de selênio:

Coma Vegetais!

O corpo humano é fascinante, não é? É incrivelmente complexo e, no entanto, a Mãe Natureza tornou tão simples obter exatamente o que precisamos, seduzindo-nos com uma variedade de alimentos deliciosos e lindamente coloridos. E essa variedade é fundamental. Se você costuma comer os mesmos alimentos o tempo todo (e quem não tem esse hábito?!), desafie-se a misturar um pouco. Marque este artigo e consulte-o ao fazer sua lista de compras a cada semana, para que possa consumir mais nutrientes necessários para apoiar os esforços naturais de desintoxicação do seu corpo.