Início » Receitas de Molhos

Molho Pesto

Molho Pesto

PREPARO

15 Minutos


RENDIMENTO

9 Porções


FAVORITOS

545


CHEFF

Marcos


Molho Pesto

Hoje temos por aqui Molho Pesto que Marcos veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 15 minutos esta maravilha de Receitas de Molhos para seus convidados. A receita pode render até 9 Porções e é muito simples de fazer...

O Pesto Caseiro é uma das melhores maneiras de desfrutar de uma abundância de manjericão fresco. Esta receita de Pesto de manjericão usa castanhas, alho, queijo parmesão ou romano e azeite extra virgem. Faça em apenas 15 minutos!

O que é pesto?

Originário de Gênova, na Itália, o Pesto tem seu nome derivado da palavra italiana “pestare”, que significa “esmagar ou socar”. Por centenas de anos, o Pesto foi feito batendo os ingredientes em um almofariz e pilão. Ela remonta aos tempos romanos, quando os genoveses esmagavam nozes com ervas e alho.

A variedade mais popular de Pesto agora é feita “esmagando” manjericão, alho, castanhas, azeite e um pouco de queijo duro em um processador de alimentos ou liquidificador. É divertido usar um almofariz e pilão, mas a maneira moderna é muito mais fácil.

Molho Pesto não é apenas para massas

Dos acompanhamentos aos aperitivos, o Pesto é um molho versátil que é facilmente apreciado em muitos pratos diferentes, não apenas em massas.

Como congelar o Pesto?

Se você quiser congelar o Pesto, elimine o queijo (ele não congela bem). Forre uma bandeja de cubos de gelo com filme plástico e encha cada cubo com o molho Pesto.

Congele e, em seguida, retire da bandeja de gelo e guarde em um saco zip-top seguro para freezer. Quando quiser usar, descongele e acrescente o Parmesão ralado ou o Romano.

 


Ingredientes Para Molho Pesto

  • Sal a gosto
  • 2 xícaras (chá) de manjericão
  • ½ xícara (chá) de castanha de caju torrada e sem sal
  • 1 ½ xícara (chá) de azeite extra virgem
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (cerca de 100 g)

Como Fazer Molho Pesto


Lave

Lave e seque bem as folhas de manjericão. Descasque os dentes de alho.


Bata

No processador de alimentos (ou liquidificador) bata primeiro o azeite com as castanhas, os dentes de alho e o queijo parmesão até triturar.


Junte

Junte as folhas de manjericão e bata novamente até formar um molho – quanto menos você bater as folhas, mais verdinho o molho fica.


Acerte

Acerte o sal e utilize a seguir. Este molho é perfeito para comer com polenta, macarrão caseiro ou dar um toque no frango grelhado do dia-a-dia.


Informações Adicionais

O pesto de manjericão escurece quando exposto ao ar. Para armazenar, cubra bem com filme plástico, certificando-se de que o plástico esteja tocando o topo do pesto e não permitindo que o pesto entre em contato com o ar. O molho pesto ficará mais verde por mais tempo assim.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas