Panelas de cerâmica: Vantagens e Desvantagens

A cerâmica é geralmente considerada um dos materiais mais saudáveis ​​usados ​​em toda a casa, desde canecas aconchegantes até pisos de azulejos.

“Cerâmica” é um material feito de argila que foi aquecida. É uma categoria que inclui cerâmica, faiança, terracota, grés, porcelana, porcelana fina, porcelana de osso, argila de papel, etc. como subcategorias. Os nomes indicam diferentes materiais usados ​​para fazer a cerâmica.

Sempre me senti desconfortável com o uso de Panelas de cerâmica. Os acabamentos em cerâmica podem ser esmaltados ou pintados, e os ingredientes do esmalte ou da tinta podem apresentar riscos à saúde. A cerâmica pintada pode conter chumbo na tinta ou nos esmaltes, portanto, certifique-se de procurar cerâmica sem chumbo.

Pessoalmente, evito usar Panelas de cerâmica, principalmente para conter ou preparar alimentos e bebidas. Mas ainda uso cerâmica porque às vezes é a melhor opção, dadas minhas considerações gerais.

Prós e contras da cerâmica

A cerâmica é geralmente um produto não poroso e, muitas vezes considerado um produto não tóxico. Muitas vezes, é relatado como um material seguro para a saúde humana.

1. Pode ser feito de ingredientes não tóxicos e tóxicos

A cerâmica é muitas vezes feita com argila e materiais não metálicos que são aquecidos a altas temperaturas. Alguns tipos de cerâmica podem ser feitos de argila e água, enquanto outros, como porcelana, podem ser feitos de argila, quartzo e água. Historicamente, os materiais usados ​​para fazer cerâmica foram considerados relativamente não tóxicos. No entanto, os ingredientes para a cerâmica variam e a fabricação de cerâmica mudou para incluir nanomateriais, o que me deixa nervoso.

Os nanomateriais são feitos de partículas tão pequenas que podem penetrar na pele e percorrer nossos ambientes internos, incluindo a barreira hematoencefálica. Algumas formulações e usos podem ser seguros. Mas, eles são uma tecnologia tão inovadora que é difícil saber agora.

Os produtos habilitados para nanotecnologia estão proliferando silenciosamente nas prateleiras das lojas, apesar das perguntas incômodas sobre a segurança das nanopartículas sintéticas e dos produtos que as contêm. “Em nossa regulamentação de alimentos e da maioria dos produtos de consumo, não implementamos o princípio da precaução. As coisas vão ao mercado antes de sabermos se são ou não realmente seguras para os seres humanos a longo prazo”, diz Fernanda Souza, Advogado da Associação de Consumidores de Orgânicos do Paraná, um grupo de defesa, que participou da reunião e fez campanha para o banimento.

Além disso, o chumbo foi encontrado em alguns revestimentos cerâmicos.

2. Considerado amigo do calor

A cerâmica pode ser aquecida no micro-ondas, fogão ou forno sem derreter, amolecer ou quebrar como o plástico. Nem todas as cerâmicas podem ser usadas das três maneiras, portanto, siga as instruções do fabricante para o uso adequado desse item de cerâmica em particular.

3. Não pode liberar VOCs de gás

As cerâmicas não são feitas de produtos químicos da família de compostos orgânicos voláteis (VOC). Assim, acredita-se que a cerâmica não contribui com VOCs em sua casa. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a maneira número um de melhorar a qualidade do ar interno é eliminar a fonte de poluentes do ar interno

. Ao escolher produtos domésticos de cerâmica, como pisos ou ladrilhos cerâmicos, você pode reduzir os níveis de VOC internos, o que pode melhorar a qualidade geral do ar interno.

4. Pode reduzir os produtos químicos lixiviados em sua comida (5)

A cerâmica é uma superfície dura, muitas vezes não porosa, definida como “não permeável à água, ar ou outros fluidos”. Alegadamente, não costuma lixiviar ou absorver produtos químicos, o que muitas vezes é interpretado como significando que os produtos químicos não estão lixiviando em sua comida (como podem ocorrer em alguns plásticos).

5. Não contém vinil ou plástico

Produtos químicos encontrados em vinil e plástico têm sido associados a efeitos adversos na saúde e no ar e poeira internos. Esses produtos químicos podem vir de produtos como pisos, recipientes de armazenamento de alimentos e muitos outros produtos domésticos e de construção

Algumas cerâmicas, por outro lado, podem não conter produtos químicos, e o produto final pode ser uma opção saudável .

Quais produtos domésticos vêm em cerâmica?

Os produtos domésticos estão disponíveis em variedades de cerâmica, desde utensílios de cozinha a colecionáveis ​​e materiais de construção. Com uma gama tão ampla de produtos cerâmicos, você pode começar em qualquer lugar! Aqui estão alguns bons itens para começar:

1. Pratos e canecas

Pratos coloridos e canecas engraçadas podem ser feitos de cerâmica. Quer branco elegante em vez disso? A cerâmica também pode ser elegante ou elegante. A maioria das grandes lojas de departamento tem pratos de cerâmica e canecas à mão durante todo o ano, tornando-os fáceis de encontrar.

2. Armazenamento de alimentos

Assadeiras e panelas de cerâmica podem funcionar como recipientes de armazenamento de alimentos. Algumas marcas de panelas e assadeiras de cerâmica vêm com tampa de cerâmica ou vidro, enquanto outras vendem as tampas separadamente. 

Se você usar panelas ou assadeiras para armazenamento após o cozimento, certifique-se de que o recipiente esteja totalmente resfriado. Cerâmica irá quebrar com mudanças extremas de temperatura.

Alternativamente, os recipientes de armazenamento de alimentos de cerâmica (não assar ou panelas) podem ser uma ótima alternativa aos recipientes de armazenamento de plástico. O armazenamento de cerâmica pode vir com tampa de plástico, silicone ou vidro, dependendo da marca adquirida. 

Para minimizar a lixiviação de produtos químicos perigosos, prefira recipientes de cerâmica com tampa de vidro para armazenamento de alimentos em casa e recipientes de cerâmica com tampa de silicone hermética ao viajar.

3. Cafeteiras

As cafeteiras de cerâmica vêm nos estilos “derramar” ou “gotejamento cerâmico”. Em ambos os casos, o processo de preparo do café envolve água fervente em uma chaleira ou bule e, em seguida, despeja a água quente sobre os grãos de café. A água pode ser fervida em uma panela de cerâmica, no entanto, leva mais tempo para a água ferver, pois as panelas de cerâmica não podem ser usadas com fogo alto (ou então quebram).

4. Panelas e assadeiras de cerâmica

Além de usar panelas e frigideiras de cerâmica para ferver água, elas podem ser usadas para cozinhar alimentos refrigerados ou em temperatura ambiente, como carnes e legumes frescos. Assadeiras podem ser usadas para fazer caçarolas, pratos vegetarianos e pratos de carne. 

Algumas cerâmicas podem ser usadas no fogão para cozinhar e outras são estritamente para assar no forno. Verifique as instruções do fabricante para o uso pretendido do produto e as diretrizes a serem seguidas ao usar o produto. 

Alguns contras potenciais para panelas de cerâmica incluem:

5. Cerâmica

A cerâmica pode ser artística e funcional. Use pratos, canecas e tigelas feitas de cerâmica quando entreter para dar um toque extra às configurações de mesa ou estações de serviço. A cerâmica pintada pode conter chumbo que às vezes é encontrado na tinta. Certifique-se de que a cerâmica que você compra não contém chumbo.

6. Pisos

Um dos benefícios do revestimento cerâmico no piso é que ele fornece uma opção saudável e durável para qualquer cômodo da casa. Normalmente encontrado em cozinhas e banheiros, o piso cerâmico vem em milhares de cores e estilos – mesmo em um estilo de grão de madeira. Nas regiões mais frias dos EUA, o piso de cerâmica pode ser frio nos pés. 

Os proprietários podem ter calor radiante instalado sob o piso de cerâmica para manter o piso aquecido nos meses de inverno. Para aqueles que são sensíveis a campos eletromagnéticos, no entanto, você pode evitar adicionar circuitos elétricos e usá-los em sua casa.

7. Azulejo do chuveiro

Em vez de instalar unidades de chuveiro de fibra de vidro ou modulares, opte por um chuveiro de azulejos. Semelhante ao piso de cerâmica, o piso de chuveiro vem em uma ampla variedade de estilos e cores. Grades e divisórias de cerâmica decorativa podem adicionar um toque especial ao seu banheiro e paredes do chuveiro.

Quando usada em toda a sua casa, a cerâmica pode criar uma coleção prática e artística de produtos domésticos não tóxicos duráveis. Juntamente com o bônus adicional de não contribuir negativamente para a qualidade e a saúde do ar interno, a cerâmica é um dos melhores materiais para produtos domésticos. Como você pode se dar mal com isso?!